top of page
trajetória

A editora (elle/elu) edições y traduções é uma editora independente feita por duas pessoas trans - Ravel Machado y Flecha Lemes - que começou seus trabalhos no ano de 2023, percorrendo a América Latina procurando formar uma rede queertransliterária, fazendo contato com agentes literários, comunicativos e livreiros em países como Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile, Argentina e Uruguai. Nesse caminho, com alegria fomos acolhides em diversos espaços e redes de militância e celebração das multiplicidades cuir, assim como construímos parcerias com espaços e pessoas acadêmicas aliadas que apresentam interesses comuns na construção de éticas editoriais menos nocivas e coloniais. Costuramos, assim, um acervo de histórias e literaturas construídas na nossa e pela nossa passagem. É de interesse da editora promover um espaço em que as óticas transgêneras, travestis, não-binárias e LGBTQIA+ de Abya Yala/Améfrica Ladina/América Latina possam ser potencializadas em suas atuações, fazendo um lugar em que a nossa “diferença” possa existir sem entraves e, mais do que isso, sublinhar a força criadora de nossas existências e olhares sobre realizações artísticas e intelectuais, sem esquecer de óticas interseccionais e antirracistas. Começamos como uma editora focada apenas em literatura, mas, sabendo da importância de difundir também materiais acadêmicos provindos da nossa comunidade, estamos iniciando um processo de abertura a novas publicações com esse caráter. Acreditamos que isso, ao invés de descaracterizar nossa proposta inicial, a expande: pois estamos certes de que os campos artísticos, literários e acadêmicos se retroalimentam e comunicam em movimentos de contágio e expansão.

 

Um pouco mais da nossa trajetória e parcerias

 

Focada na publicação de autorias LGBTQIA+ brasileiras e latino-americanas, o objetivo da editora é que as narrativas e poéticas produzidas no território de Abya Yala, América Latina, Améfrica Ladina possam circular, fortalecendo redes culturais transfronteiriças.

 

Especialmente interessades em literatura escrita por pessoas trans, no segundo semestre de 2023 circulamos por entre países do nosso continente falantes do espanhol por meio de uma viagem investigativa por terra em busca de narrativas dissidentes. Com a proposição de circular edições bilingues - em português e espanhol, facilitando a circulação literária nesse território - expusemos nossas publicações em feiras gráficas na Colômbia (Marica Fest - Medellín e Feria Papel Caliente - Bogotá), Chile (Festa Literária Internacional de Valparaíso, onde fizemos parte de uma mesa sobre literatura trans) e Uruguai (Feria de Arte Impreso de Montevideo). Nessa trajetória, também ministramos cursos de escrita para pessoas trans em diversas cidades de Colômbia e Peru, em composição com coletivos autônomos, e também cursos de literatura LGBTQIA+ brasileira na Colômbia e no Chile. 

 

Em 2024, já em território brasileiro, circulamos nossos livros em feiras em Belo Horizonte (Faísca Festival de publicações experimentais e feira do MUTHA), Brasília (Feira Semilla), São Paulo (Feira Miolos) e também em um stand na Flip - Festa Literária Internacional de Paraty, um dos maiores eventos literários do país, e fizemos uma participação online na mesa "Editoriales independientes y nuevas creaciones" na 4ta Pluma Desobediente, que aconteceu em Lima, no Peru. 

Também em 2024 fomos selecionades pela Casa das Rosas no Programa Livre de formação de escritories e  participamos de uma tradução coletiva em parceria com a UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) no projeto "Paqueletra: palavra que leva e traz", projeto de extensão universitária de leituras, escritas, traduções e edições coletivas. 

 

Nossa última campanha de financiamento coletivo, possibilitou a publicação do livro da pensadora e escritora travesti negra e dominicana Johan Mijail, brindando ao Brasil acesso a essa obra que já está bastante instaurada em outros territórios do continente. Além disso, fechamos uma parceria editorial com o MUTHA - primeiro museu transgênero brasileiro e estamos colaborando com a editorial do MASP, em preparações e revisões dos catálogos do Museu.

 

Em junho de 2024, fomos convidades pelo projeto Práticas Coletivas em Design Queer, promovido pelo PSSP (Publication Studio São Paulo) para ministrar uma aula aberta sobre nossa trajetória com o título "Vivências não normativas e publicações independentes":

Em 2025, ministramos o curso "Poesia cuir e trans latino-americana: percurso em três atos",  no Sesc 24 de Maio em parceria com a Brava, durante os dias 21, 22 e 23 de janeiro.

emcartaz.png

Sobre nossos trabalhos

Nós estamos abertes a estabelecer parcerias de trabalho de leitura sensível, leitura crítica, revisão e preparação de textos, coordenações e consultorias editoriais. Podemos ministrar cursos, palestras e oficinas de literatura queer e trans latino-americanas e brasileiras. Podemos estabelecer parcerias com entes interessades em promover eventos que envolvam convidades de diversos países do continente, envolvendo o que aprendemos sobre isso com a nossa experiência viajeira e compositora. Também podemos ajudar a estabelecer relações com profissionais com experiência na área de interpretação.

bottom of page